Casa Lilla. O Prazer do Conforto

O prazer do conforto
Inspirado na atmosfera do lar, arquiteto Marcelo Salum cria ambientação acolhedora para a vitrine da loja Bellacatarina

Em um espaço de 55 metros quadrados, criado especialmente para a Mostra Duas Vitrines, o arquiteto Marcelo Salum procurou traduzir todo o conforto de uma casa. A escolha das peças, das cores e texturas dos tecidos revela todo o aconchego de um lar. Aliás, o ponto de partida para este projeto que ambienta um dos lados da vitrine da Bellacatarina foi o conforto.

“Esta é a sensação que procuramos trazer para os visitantes”, diz o profissional. Fazer um espaço numa vitrine que tem uma loja ao fundo é sempre um desafio. Por isso, para destacar os ambientes que remetem aos de uma casa, Salum optou por criar o que ele chama de pequenos casulos que lembram o desenho infantil. São duas águas e uma fachada para acomodar três espaços: sala de jantar, estar e um quarto. Assim, as pessoas conseguem ter a noção e visualizar a atmosfera de uma casa em toda dimensão da vitrine.

A estrutura abraça os cenários individualmente. Tapetes vestem o piso, aquecem e ao mesmo tempo demarcam o fluxo interligando os espaços. Com a chegada da estação que traz as temperaturas mais baixas, as texturas próprias ao clima convidam ao toque. “Por isso escolhemos tecidos com características mais aveludadas, que têm tudo a ver com os dias de inverno”, pontua Salum. O mobiliário também acompanha a linha do conforto, com formas orgânicas, arredondadas, mais curvas – livre de cantos – tendência forte na decoração, segundo o arquiteto.

“A paleta de cores revela tons de verde, bege, mas com a predominância do lilás, por isso definimos o espaço como Casa Lilla. O resultado da proposta é um ambiente pensado para pessoas livres e que primam pelo máximo de conforto.”

Texto: Jana Hoffmann
Fotos: Mariana Boro

Deixe um comentário